Profissionais e pequenas empresas que querem ganhar autoridade e fazer negócio por meio das redes sociais, precisam ficar por dentro e se adaptar as principais tendências para 2020.
Mas antes, eu quero te fazer algumas perguntas:
- Você percebeu uma queda no alcance orgânico das suas publicações nos últimos dois anos?
- Você ficou perdido com o sumiço dos likes no Instagram em 2019 e não sabe mais como analisar os resultados?
- Você está pensando “vou ter que investir mais em anúncios pagos para ter visibilidade em 2020”?
Sabe por que essas mudanças estão acontecendo?
Porque as redes sociais se tornaram um canal de comunicação e negócio em massa, e a quantidade de conteúdo e anúncios de todos os tipos que são publicados nas redes, cresceu de forma exponencial ao ponto de exigir mudanças para garantir a qualidade do conteúdo e a experiência dos usuários.
Além disso, as redes sociais estão inovando constantemente para trazer novidades, entretenimento e segurança, e manter seu público cada vez mais conectado.
Por isso, se você quer ter retorno e ver o impacto positivo das ações da sua empresa nas redes sociais, é hora de jogar o jogo das redes sociais.
Saber o que será relevante este ano e como usar a seu favor, irá permitir que você direcione esforços e recursos nos lugares certos.
Com o conhecimento em mãos, você pode decidir qual o melhor caminho a percorrer em suas estratégias de marketing digital nas redes sociais.
Vale lembrar que, em 2019, eu fiz vários posts sobre as tendências em mídias sociais:
- Vídeos curtos e Stories.
- Lives e Estreias.
- Experiência em negócios físicos.
- Compra direto pelas redes sociais.
- Automação no atendimento.
- Anúncios e agências de marketing.
- Audiência qualificada e menos seguidores.
E agora, o que continua valendo e quais são as principais novidades para 2020?
Stories: no Instagram, Facebook ou WhatsApp, eles ganham mais adeptos todos os dias! Os Stories criam senso de urgência e são uma maneira rápida de engajar com o público antenado, que adora novidades e atualizações constantes.
Vídeos: continuam a ser tendência e são muito atrativos, pois além de oferecer informação e entretenimento, tem alto potencial de interação com o público. Aposte em conteúdo de qualidade para os vídeos!
Conteúdo relevante: esse não sai de moda e agora deve fazer parte de toda sua estratégia orgânica e paga. Você sabia que pagar por um anúncio não é mais garantia de resultado? Então, humanize o conteúdo, foque nas necessidades do seu público e respeite seu tempo de compra, para transformar os esforços em resultado positivo.
Anúncios Pagos: nem todo mundo vai conhecer um negócio de forma orgânica e é aí que entram os anúncios pagos para fazer essa ponte. Entretanto, a disputa por espaço patrocinado aumentou nas redes sociais e, se você não quer jogar seu dinheiro fora, invista em conteúdo de qualidade para ter bons resultados.
Engajamento: com o fim dos likes ficou claro que o que importa mesmo é a relação que um profissional ou empresa firma com seu público e o resultado disso em termos de visibilidade e negócios. Agora, o que você precisa conquistar são comentários e compartilhamentos para aumentar o alcance das suas publicações. Para isso, invista em qualificação de audiência, ou seja, importe-se mais com 1000 seguidores engajados que tem interesse no seu negócio, do que 2000 mil dispersos e que de fato não agregam.
Identidade: como você se posiciona sobre assuntos importantes e ver a interação real com os seus seguidores é de suma importância. As pessoas buscam identificação o tempo todo e irão se sobressair os negócios que levarem em conta diálogos reais e não “robotizados” com as pessoas por meio das redes sociais.
Então, minha dica para você é conheça bem as necessidades do seu público, invista em conteúdo que agregue valor, seja original e traga o seu lado mais humano para as conversas nas redes sociais, seja nas suas publicações no feed de notícias, nos grupos ou nas mensagens privadas.
Isso vale para você que tem um negócio online ou um negócio físico e deseja atrair pessoas para o seu local.
Agora me conta se você gostou desse artigo e o que você está planejando para 2020!
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