Seu negócio está surfando na onda dos outros?
Eu te pergunto isso porque vejo muitos profissionais e pequenas empresas replicarem em massa estratégias de marketing digital que estão dando certo nas redes sociais ou no Google, e acreditarem que o resultado será o mesmo para eles.
Mas será que o seu negócio é exatamente igual ao do outro? Ou você tem particularidades que te diferenciam da concorrência?
Se você acredita que existe uma fórmula mágica para fazer sucesso no marketing digital, esqueceu do ingrediente principal: o diferencial da sua empresa!
Ter claro esse diferencial é importante para construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo para ganhar autoridade, por exemplo, e para mudar a percepção que o público-alvo tem do seu produto ou serviço.
Ao iniciarmos um novo ano, nosso pensamento costuma ir direto para os novos planos.
Mas antes de dar esse passo de fato, que tal fazer uma boa revisão do ano de 2019 e revisar suas estratégias de marketing para 2020?
O ano de 2019 pode ser uma boa escola de aprendizado para este ano. É hora de verificar o que deu certo para você e o que deve ser descartado, o que condiz com a imagem da sua empresa, ações que atenderam suas expectativas e outras que se revelaram apenas modinha.
Apesar da sensação de confiabilidade do novo ano, a falta de revisão de estratégias pode sim atrapalhar o crescimento dos negócios.
Avalie com base no seu planejamento e desempenho de 2019:
- Ações que geraram valor para a empresa.
- Que tipos de conteúdo geraram mais engajamento.
- Feedbacks de colaboradores, clientes e parceiros.
- Quais foram os erros observados e o que você aprendeu com eles.
- Resultados efetivos de acordo com o objetivo e as metas definidas.
- Tendências para 2020 e quais se encaixam no perfil do seu negócio.
- Se o orçamento é suficiente para executar as ações e atender as expectativas.
E agora, rever as estratégias ou seguir com o mesmo planejamento?
Saber analisar e mensurar os resultados obtidos é o primeiro passo de um planejamento de sucesso que trará melhores resultados em 2020.
Lembre-se que marketing digital é mais que uma publicação nas redes sociais. Para conduzir as estratégias e empreender as ações de forma correta é preciso ter conhecimento e contar com o apoio de profissionais qualificados.
#planejamento2020 #planejamentodigital #empreendedorbrasileiro #pequenasempresas #metas2020 #estrategiasdemarketing #conteudodigital #marketingdeconteúdo #marketingdigitalparaempresas #redessociaisparanegocios #gestãoderedessociais #plannerbay