Muitos profissionais e empresas ainda acreditam que marketing digital nas redes sociais é fazer apenas uma publicação todos os dias.
Você também acredita nisso?
Há algum tempo passei por uma experiência com um potencial cliente que me fez perceber o quanto as pessoas têm um conceito errado sobre o que é marketing digital.
Durante a reunião, expliquei quais seriam as melhores estratégias de marketing para gerar visibilidade e conexão com o público-alvo da empresa, de acordo com os seus objetivos de negócio.
Entretanto, ao final da reunião, um dos sócios olhou para o outro e disse: x reais por post!
Eu fiquei incrédula!
Ele não questionou sobre a estratégia de marketing de conteúdo, o serviço de gestão de site e redes sociais ou a mensuração de resultados, pois ele só estava preocupado com o preço.
Mas afinal, o que é marketing digital nas redes sociais?
Primeiro entenda que marketing é mercado, e mais especificamente o seu mercado de atuação.
Então, é preciso analisar e desenvolver um planejamento com estratégias e ações para explorar esse mercado e executá-las para alcançar metas e objetivos, sejam de caráter comercial ou institucional.
Isso quer dizer que nem sempre você precisa comercializar algo para fazer marketing.
Se você é uma instituição, por exemplo, você pode ter o objetivo de disseminar uma informação para conscientizar e engajar as pessoas. E ter uma campanha digital para isso.
As redes sociais são uma das mídias utilizadas no marketing digital, um meio de comunicação para você implementar algumas ações para atingir um público específico.
A diferença do marketing nas redes sociais é que quando você começa está trabalhando com um público frio, ou seja, pessoas que não estão querendo comprar nada de você.
Elas estão conectadas nas redes sociais para se socializar, se divertir e se informar a respeito de diversos assuntos.
A oportunidade está em trabalhar conteúdos que despertem a atenção dessas pessoas e investir na compra de espaço publicitário para exibir anúncios e alcançar um público maior.
A publicação ou post do conteúdo criado é apenas uma das tarefas diárias do profissional de marketing digital.
Qual a importância do especialista em marketing digital?
Na verdade, é a partir daí que vamos mensurar se o conteúdo que está sendo desenvolvido gera resultado para o seu negócio, em termos de engajamento e ações executadas pelos usuários.
Por isso, um consultor ou especialista em marketing digital deve estar antenado com as novidades e saber orientar o cliente sobre quais redes sociais usar, quais ações lançar, por quanto tempo, de qual forma, para qual público, quanto investir e, também, avaliar os resultados obtidos.
Este, portanto, não é um trabalho focado em uma ação apenas.
O especialista de marketing pode desenvolver um plano de marketing de conteúdo e anúncios patrocinados para diferentes redes sociais, por exemplo.
E a depender da avaliação criteriosa do especialista, o time de vendas de uma empresa terá que realizar um trabalho conjunto para ampliar o alcance dos resultados.
Como por exemplo, o especialista de marketing criou uma campanha bem-sucedida de anúncios pagos e que está gerando muitos leads (contatos) para a empresa.
A equipe de vendas deverá estar alinhada com a campanha e preparada para realizar o atendimento ao cliente ao retornar as mensagens dos interessados em saber mais ou comprar o seu produto, por exemplo.
Desta forma, todo o trabalho do especialista em marketing considera, também, a estrutura necessária para um resultado maior.
Mas é preciso ter visão e conhecimento para usar essas informações de forma satisfatória.
O marketing nas redes sociais é válido para empresas e negócios de qualquer segmento e tamanho.
Mas é importante ter paciência, pois essa é uma estratégia de médio e longo prazo, e depende de quais soluções e benefícios você está vendendo e o quanto está investindo.
Afinal, o público deve ser conquistado e não o contrário.
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