Quantas vezes você já visitou um site para ler um texto e sentiu como se tentáculos de um polvo tentassem te agarrar, ou melhor, agarrar o seu e-mail a todo instante?
A leitura é interrompida várias vezes com diversas pop-ups que pipocam na tela, quebram o raciocínio e atrapalham a experiência que deveria ser prazerosa ao consumir aquele conteúdo.
São janelas pop-ups: de boas-vindas, cadastre seu e-mail, receba novidades, para baixar um e-book, outro e-book e mais outro e-book.
Sem contar a poluição de publicidade e as janelas de bate-papo que despontam no canto inferior da tela, com um boneco pulando de forma insistente.
E se você pensa que no marketing digital é possível “sair a francesa”, ao ameaçar fechar a guia… Pop-up: Já vai? Lembre-se de deixar seu e-mail para receber as novidades!
Chega a ser irritante!
Essa é a sensação que tenho ao tentar ler textos em páginas de sites que não usam o bom senso e exageram na hora de inserir pop-ups e espaços para publicidade.
Estratégias fazem parte do projeto de marketing digital.
Mas a combinação da estratégia do marketing de conteúdo e a captação de leads de forma descontrolada para um funil de vendas, por meio das famosas pop-ups indesejáveis, pode aniquilar o potencial de uma ou, até mesmo, das duas estratégias.
Nem sempre essas estratégias são usadas de maneira correta e os usuários ficam ansiosos e irritados ao serem assombrados com janelas pop-ups a cada deslizar de página.
Quando elas são usadas em excesso, tornam-se O Chato do Digital!
É importante pensar que pop-ups só são indesejáveis quando perdem sua função e distraem a atenção do visitante. Eu não vejo problema algum em usar, a questão é como.
Experiência do usuário tem tudo a ver com o uso correto desse recurso.
Quanto mais aleatório e sem sentido, mais difícil será conquistar um visitante ou corresponder a uma necessidade de quem buscou um site para se informar ou comprar.
Inclusive, esse pode ser um dos motivos do abandono precoce da navegação por parte dos visitantes e da alta taxa de rejeição de um website.
As janelas pop-ups têm uma função estratégica que complementa outras ações de marketing e incentiva uma ação por parte do público.
Elas podem aparecer em diferentes páginas de um site, mas não todas em uma única página! Então, pare de ser chato e elimine o excesso!
O que considerar antes de inserir pop-ups em páginas de textos:
- Analise o conteúdo da página e a complexidade do tema. É mais provável que o usuário se cadastre com uma pop-up de entrada ou de saída?
- O e-book grátis tem relação ou complementa o conteúdo do texto que a pessoa está lendo?
- O usuário já informou o contato na primeira pop-up. É necessário exibir outras para ele e interromper a leitura?
- Inserir um formulário ao final do texto ou ter um espaço fixo no site para cadastro, deixaria o usuário mais confortável ao invés das pop-ups?
- Posso perder oportunidades de negócio se o usuário se irritar e usar o bloqueador de pop-ups?
Quando você investe em marketing de conteúdo, é preciso saber respeitar o tempo de compra das pessoas. Algumas precisam de um tempo maior para decidir conversar com você, então respeite esse tempo e não fique insistindo.
Ao invés disso, foque em produzir e distribuir conteúdo de valor e que direcione as pessoas a uma tomada de decisão. Acredite no potencial do seu conteúdo!
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