O monitoramento tem papel fundamental na estratégia de uma boa gestão de redes sociais. Sem ele, profissionais e empresas correm o risco de perder visibilidade, oportunidades e excelentes negócios.
Além de dados do público-alvo e de desempenho, o monitoramento permite que você acompanhe o quanto suas publicações e tipos de conteúdo têm gerado de engajamento.
A visibilidade das publicações está conectada a taxa de envolvimento, ou seja, os usuários (seguidores ou não) precisam comentar e compartilhar suas publicações.
Quanto mais comentários uma publicação ganha, mais o algoritmo das redes sociais entende que ela é relevante ou interessante, fazendo com que ela apareça na página inicial ou feed de notícias das pessoas.
Vou citar o exemplo de um cliente que desenvolve uma estratégia de marketing de conteúdo, com uma pauta bem interessante e relacionada a sua área de atuação.
Esse cliente não gosta muito de se expor, por isso trabalhamos com artes criadas a partir de fotos de banco de imagens. Em poucas ocasiões, o cliente permitiu que usássemos sua imagem (foto e vídeo) para publicações.
No monitoramento, identificamos que a taxa de envolvimento dos posts aumenta de uma média de 7 para 20% quando usamos sua imagem, mostrando o potencial do cliente em criar empatia com o público-alvo.
Nesse caso, começar a trabalhar mais sua imagem em fotos e vídeos pode atrair mais pessoas para a empresa desse cliente.
O monitoramento é parte importante da gestão porque mostra o resultado efetivo de tudo que foi feito, e fornece os dados necessários para as futuras estratégias e ações nas redes sociais.
Assim, você pode direcionar esforços e recursos para o que precisa e realmente dá resultado para o seu negócio.
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