Marketing Digital | Os Sem-Noção

marketing digital os sem-noçãoCom tantas preocupações devido a pandemia do coronavírus, eu resolvi trazer um pouco de humor esta semana, com a série Marketing Digital Os Sem-Noção.

Sim, eles também existem no digital!

E se você investe em marketing digital nas redes sociais, é provável que já tenha encontrado um sem-noção em algum momento.

Nesta série, eles estão divididos em três grupos, a saber:

Maria-gasolina

Maria-gasolina é aquele usuário que pega carona no seu anúncio nas redes sociais.

Ao invés de investir em um anúncio pago para divulgar o seu negócio, ele vê o seu anúncio e não hesita em usufruir do seu dinheiro para se dar bem.

Ou seja, ele faz uma propaganda do próprio negócio nos comentários do seu anúncio.

E o que você faz com essa pessoa?

A melhor opção é ocultar o comentário, por isso a gestão de anúncios pagos é fundamental, para evitar que outros se promovam nas redes sociais as suas custas.

Aliás, quem faz o papel de Maria-gasolina costuma não se dar bem.

Isso porque o usuário acaba prejudicando sua própria imagem perante os outros usuários e comprometendo a credibilidade do seu negócio.

Afinal, ninguém gosta de um oportunista, não é mesmo?

Pomba lesa

É aquela pessoa que faz publicações nas redes sociais com o seu conteúdo, provavelmente porque não tem criatividade ou conhecimento profundo.

Se você criou uma hashtag exclusiva para o seu negócio, faça uma pesquisa nas redes sociais com ela e verifique os resultados de publicações.

Normalmente, o Pomba lesa copia o seu texto e o grupo de hashtags e não se dá nem ao trabalho de deletar a sua hashtag.

E é aí que você pode descobrir publicações com imagens diferentes, porém com todo o seu conteúdo replicado.

O que fazer?

Você pode ignorar se não for um concorrente seu e sim apenas um usuário comum, ou você pode denunciar como plágio, já que a sua publicação foi feita em data anterior.

Zóião

Esse é aquele concorrente invejoso, que fica acompanhando suas redes sociais e copiando suas ideias.

Você investe num planejamento de pauta e na produção de conteúdo que agregue valor para sua audiência, e ele não tem originalidade para desenvolver seu próprio conteúdo.

Ele pega somente a ideia, desenvolve um conteúdo irrelevante com o tema e publica nas redes sociais como o assunto da semana.

Claro que pode acontecer de um concorrente falar do mesmo tema que você naquela mesma semana, mas várias semanas consecutivas já dá para desconfiar.

Tanta coincidência não pode ser mera coincidência!

O Zóião não irá copiar o seu conteúdo na integridade como o Pomba lesa, mas sim criar um texto sem profundidade sobre o mesmo assunto.

E o que você faz com o Zóião?

Na minha opinião, nada!

Continue sendo original e trazendo conteúdo de qualidade para os seguidores, e deixa o Zóião passar a vida correndo atrás de você.

E aí, você já encontrou algum desses três Sem-Noção nas redes sociais?

#marketingnasredessociais #gestaoderedessociais #concorrencia #semnoção #dicasdemarketing #mídiassociais #anúncios #publicidadedigital #marketingdeconteúdo #conteudodigital #marketingdigitalparaempresas #redessociaisparanegocios #instagramparanegocios #consultordemarketing #plannerbay

Iniciar conversa