Como Calcular o ROAS no Google Ads

retorno investimento anuncio Google ROASComo saber se sua campanha de anúncios pagos no Google Ads na rede de pesquisa está dando resultado?

Nesse texto, vamos falar sobre ROAS (Return on Advertising Spend) ou retorno sobre investimento em publicidade ou anúncios.

Cuidado para não confundir com o cálculo do ROI (Return on Investment) ou retorno sobre investimento, que representa o negócio como um todo e inclui outros valores como, por exemplo, os custos físicos e variáveis de uma empresa.

Quando você está investindo em uma campanha de anúncios pagos com o objetivo de vendas, o ROAS informará o quanto você faturou por cada R$ 1,00 investido.

Aliás, você sabia que o Google Ads tem uma ferramenta que dá uma previsão do quanto investir e o que esperar de retorno da sua campanha?

É o Planejador de Palavras-Chave.

Antes de começar sua primeira campanha, use o Planejador para conhecer o volume médio de pesquisas mensais no Google para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o nível de concorrência de cada palavra e definir o quanto será preciso investir no período selecionado para alcançar o resultado desejado.

Porém, para obter o ROAS desejado, será preciso que você invista primeiro por um período para ter uma ideia clara sobre o desempenho real das suas campanhas, com base no valor investido.

Você pode basear sua campanha em número de cliques, com uma estratégia de lance automático de acordo com a sua meta, ou pode optar por uma estratégia de lance manual, onde será necessário um acompanhamento periódico para efetuar os ajustes de lance no leilão.

Experimentar no marketing digital é fundamental. Por isso, pode ser que sua campanha de anúncios tenha um desempenho melhor com outras estratégias de lance como a parcela de impressão da rede de pesquisa ou custo por conversão (contatos ou vendas), ao invés de cliques. 

Claro que outros fatores interferem no resultado dos anúncios, como a experiência do usuário no seu site ou landing page, o índice de qualidade das palavras-chaves selecionadas e, também, o criativo do seu anúncio.

Assim que você tiver um histórico de desempenho, conseguirá avaliar qual a estratégia de lance certa para seu negócio e, até mesmo, definir um valor de conversão para seu objetivo. 

Mas afinal, como calcular o ROAS no Google Ads e saber se o retorno do investimento em mídia está valendo a pena?

A fórmula é simples: receita de mídias pagas – custo (valor investido) / custo (valor investido)

ROAS = Zero. Nem ganhou, nem perdeu.

ROAS > Zero. Você está tendo resultado, sendo o ideal um ROAS mínimo de R$ 2,00, ou seja, você está ganhando duas vezes o que está investindo.

Receita < Zero. Você está perdendo dinheiro. Pare sua campanha agora e procure ajuda profissional!

O ROAS é uma métrica digital essencial para comparar, também, os resultados das suas campanhas em diferentes mídias, e mostrar onde o seu retorno é melhor!

#suaempresanainternet #pesquisagoogle #descomplicaeaplica #roas #retornofinanceiro #estrategiadevendas #palavraschave #marketingderesultados #consumidordigital #estrategiademarketing #googleads #anuncionogoogle #anunciopago #anunciopatrocinado #anunciarnogoogle #rededepesquisa #divulgaçãovirtual #empreendedordigital #todomundoconectado #planejamentodigital #marketingdigitalparaempresas #negociosvirtuais #marketingmedico #marketingonline #gestaoderedessociais #mercadodigital #agenciademarketingsp #plannerbay

Iniciar conversa