Como Calcular o ROAS no Google Ads

retorno investimento anuncio Google ROASComo calcular o ROAS no Google Ads e saber se sua campanha de anúncios pagos na rede de pesquisa está dando resultado?

O ROAS (Return on Advertising Spend) é o retorno sobre investimento em publicidade ou anúncios pagos.

Cuidado para não confundir com o cálculo do ROI (Return on Investment) ou retorno sobre investimento, que representa o negócio como um todo e inclui outros valores como, por exemplo, os custos físicos e variáveis de uma empresa.

Quando você investe em uma campanha de anúncios pagos com o objetivo de vendas, o ROAS informa o quanto você faturou por cada R$ 1,00 investido.

Aliás, você sabia que o Google Ads tem uma ferramenta que dá uma previsão do quanto investir e o que esperar de retorno da sua campanha?

É o Planejador de Palavras-Chave.

Antes de começar sua primeira campanha, use o Planejador para conhecer o volume médio de pesquisas mensais no Google para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o nível de concorrência de cada palavra e definir o quanto será preciso investir no período selecionado para alcançar o resultado desejado.

Porém, para obter o ROAS desejado, será preciso que você invista primeiro por um período para ter uma ideia clara sobre o desempenho real das suas campanhas, com base no valor investido.

Você pode basear sua campanha em número de cliques, com uma estratégia de lance automático de acordo com a sua meta, ou pode optar por uma estratégia de lance manual, onde será necessário um acompanhamento periódico para efetuar os ajustes de lance no leilão.

Experimentar no marketing digital é fundamental. Por isso, pode ser que sua campanha de anúncios tenha um desempenho melhor com outras estratégias de lance como a parcela de impressão da rede de pesquisa ou custo por conversão (contatos ou vendas), ao invés de cliques. 

Claro que outros fatores interferem no resultado dos anúncios, como a experiência do usuário no seu site ou landing page, o índice de qualidade das palavras-chaves selecionadas e, também, o criativo do seu anúncio.

Assim que você tiver um histórico de desempenho, conseguirá avaliar qual a estratégia de lance certa para seu negócio e, até mesmo, definir um valor de conversão para seu objetivo. 

Mas afinal, como calcular o ROAS no Google Ads e saber se o retorno do investimento em mídia está valendo a pena?

A fórmula é simples: receita de mídias pagas – custo (valor investido) / custo (valor investido)

ROAS = Zero. Nem ganhou, nem perdeu.

ROAS > Zero. Você está tendo resultado, sendo o ideal um ROAS mínimo de R$ 2,00, ou seja, você está ganhando duas vezes o que está investindo.

Receita < Zero. Você está perdendo dinheiro. Pare sua campanha agora e procure ajuda profissional!

O ROAS é uma métrica digital essencial para comparar, também, os resultados das suas campanhas em diferentes mídias, e mostrar onde o seu retorno é melhor!

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