Como você mede os resultados da atuação da sua empresa no marketing digital?
Por meio de métricas, números que ajudam a verificar se a estratégica de marketing adotada no seu planejamento está trazendo um retorno efetivo para seu negócio.
A questão é que muitos profissionais e empresas tem feito marketing digital de forma amadora e, principalmente, sem definir indicadores de sucesso e sem cruzar os dados fornecidos pelas redes sociais e pelas ferramentas de estatísticas de tráfego do site, com os indicadores definidos no seu planejamento para verificar se suas metas estão sendo alcançadas.
É muito comum ver relatórios de desempenho baseados somente nas chamadas “métricas de vaidades”, ou seja, mensurar apenas número de fãs e seguidores, número de cliques e compartilhamentos, número de visualizações de páginas do site ou número de downloads de aplicativos, e acreditar que seus conteúdos estão fazendo sucesso.
Claro que esses números não devem ser ignorados, mas sozinhos eles não dizem nada sobre o real desempenho do seu negócio.
Vamos usar o exemplo de um salão de beleza que tem uma atuação constante nas redes sociais e um site de fácil navegação com blog e páginas de contato.
Esse salão está compartilhando conteúdo de grande relevância com dicas fantásticas sobre tratamentos de cabelos e unhas, e tem um grande número de fãs que curtem e compartilham diariamente suas postagens.
Ao curtir e compartilhar suas postagens, os fãs estão ajudando a aumentar o alcance para outras pessoas e a divulgar sua marca.
Mas… quantos desses fãs e dessas pessoas que estão sendo alcançadas ligam para agendar um horário no seu salão, se tornam clientes fiéis e indicam para outras pessoas?
O cruzamento dessas informações é que mostrará o real resultado da estratégia de marketing digital desse salão de beleza, e os clientes que se tornarem fiéis serão os verdadeiros fãs e advogados da sua marca.
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para desenvolver um planejamento de marketing digital efetivo, fale com um profissional da área!
Por Danielle Melo Soares
#metricasdevaidade #marketingdigital #planejamentodemarketing #estrategiasdemarketing #redessociais #analisededados #plannerbay