Pequenas Empresas, Pequenos Orçamentos

estratégia de marketing digital para pequenas empresasComeçar a investir em marketing digital nem sempre é uma tarefa fácil para os donos de pequenos negócios.

São tantas as opções oferecidas pelo mercado digital, que eles não fazem ideia dos custos iniciais e do que é necessário para alcançar resultados reais sem perder dinheiro.

O fato é que as micro e pequenas empresas são parte importante da economia do país. Eles são responsáveis pela geração de empregos, de oportunidades de empreendedorismo e por oferecerem produtos e serviços diversificados que consumimos no nosso dia a dia.

É comum que essas empresas possuam orçamentos enxutos para investir em marketing digital. Em muitos casos, donos de negócios, tomadores de decisão ou líderes de um departamento não sabem que podem sim investir com pouco e obter resultados efetivos.

Como fazer isso em um mercado dinâmico e com consumidores cada vez mais exigentes e com o poder de decisão na palma da mão?

Não basta simplesmente ter uma reserva financeira e lançar ações sem um direcionamento. Para não perder dinheiro, é necessário considerar alguns aspectos importantes para uma tomada de decisão que gere resultados eficientes:

  1. Planejamento é a base de tudo: entender a razão de ser do negócio, valores, objetivos, público-alvo, produtos e serviços, necessidades, diferenciação em relação a concorrência e orçamento disponível. A partir disso, é possível definir uma estratégia de atuação para corresponder às expectativas dentro da realidade.
  2. Orçamento é o combustível: compreenda que quando se fala em orçamento pequeno em marketing digital, tudo vai depender das necessidades e objetivos das pequenas empresas. Você sabe o que quer e o que precisa de fato? Você sabe qual é o melhor lugar para investir e onde seu público está? Para você ter uma ideia, um plano de gestão de redes sociais, incluindo a administração de anúncios pagos e produção de conteúdo, pode custar no mínimo R$ 1.000,00 por mês, mas não é uma regra.
  3. Crescimento orgânico é ouro: investir em marketing de conteúdo é a melhor maneira de crescer de forma natural. Será que existe conteúdo pensado nas dores e necessidades do cliente? Uma estratégia de SEO aplicado (otimizar o conteúdo com palavras-chaves e termos de pesquisa) é capaz de melhorar o posicionamento nos buscadores e atrair o público para o site. Um blog dentro do site permite criar engajamento de médio e longo prazo e ainda possui a vantagem de ser um espaço para conteúdos relevantes que nunca morrem. Se sua empresa não dispõe de verba para investir em anúncios pagos, essa é a melhor estratégia a ser aplicada, mas precisa de planejamento, periodicidade e tempo.
  4. Publicidade é visibilidade: ter uma verba mensal e promover seu negócio por meio das mídias pagas pode trazer resultados mais rápidos do que esperar ser encontrado. É essencial conhecer bem seu cliente para definir onde anunciar, quanto investir em veiculação e por quanto tempo. Anúncios pagos nas redes sociais ou Google Ads? Ter um objetivo definido, manter uma periodicidade e calcular o retorno do investimento em mídia paga (ROAS) são importantes para saber se o investimento está valendo a pena para a empresa.
  5. Website é o escritório digital: o site da pequena empresa já é responsivo, seguro e atualizado? Isso é pré-requisito para qualquer endereço profissional na internet quando se trata de resultados nos mecanismos de busca e para conquistar posicionamento. Ter um website moderno, de fácil navegação, com textos claros e objetivos, SEO aplicado, adaptado para smartphones e tablets, demonstra profissionalismo, cuidado e dá mais credibilidade para o seu negócio.

E sem dúvida, um aspecto que abarca todos os anteriores, contar com um especialista de marketing digital para pensar nas estratégias possíveis dentro do orçamento disponível e analisar os resultados, para evitar que você fique dando tiro para todos os lados e desperdiçando tempo e dinheiro sem retorno.

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