Hashtags no Instagram | Alcance da Publicação

Usar mais do que 5 hashtags no Instagram diminui o alcance da publicação.

Verdade ou #fakenewsdomarketingdigital?
Fake!

Então, de onde vem essa ideia?
Existem duas histórias relacionadas a esse tema.

1. Shadowban

Essa história das 5 hashtags vem se propagando pelas redes sociais e teve parte da sua origem na punição do algoritmo do Instagram chamada Shadowban (shadow = sombra e ban = banida), ou seja, sua publicação fica ocultada nos resultados de busca.

Um perfil é penalizado com Shadowban por infringir as diretrizes do Instagram, quando:

  1. Publica conteúdo sobre temas proibidos, como drogas, discurso de ódio e pornografia.
  2. Compra lista de seguidores e curtidas.
  3. Recebe muitas denúncias de usuários.
  4. Usa hashtags banidas em suas publicações.

O Instagram permite que você use até 30 hashtags em cada publicação, mas antes é importante checar se não foram banidas da rede.

Então, usar hashtags banidas não é legal, mas você pode usar mais do que 5, ok?!

2. Spam

Se você vai publicar um post no Instagram, mas só encontrou 15 palavras para suas hashtags relacionadas ao conteúdo da sua publicação ou negócio, use apenas as 15 hashtags e pronto.

Essa prática de querer usar 30 hashtags de qualquer jeito, porém com palavras-chave que não representem o tema central ou ficar repetindo sempre as mesmas hashtags apenas para preencher o espaço das 30, pode diminuir o alcance das suas publicações.

O algoritmo do Instagram pode entender essa prática como “spam” e sua publicação ter um baixo desempenho.

Afinal, como devo usar as hashtags?

O correto é não se apegar ao número de hashtags e sim a qualidade das palavras-chave que você irá encontrar que estejam relacionadas ao conteúdo da publicação.

Evite usar palavras genéricas ou termos populares que não tenham relação com o assunto que está sendo tratado.

É importante pesquisar cada hashtag antes de usar para ter certeza de que não foi banida, não tem duplo sentido e verificar se as publicações do perfil da hashtag tem a ver com o conteúdo da sua publicação.

Os perfis de hashtags têm se tornado muito populares na rede social, inclusive com Stories, e atraindo milhares de seguidores.

As hashtags são uma forma de aumentar o alcance orgânico na rede e ajuda as pessoas a encontrarem seu perfil ao pesquisar determinados assuntos.

O uso de hashtags faz parte da estratégia de marketing digital e é ideal para ajudar pequenos negócios que ainda precisam de divulgação para construir uma audiência qualificada.

E ainda mais importante, cuidado com as Fake News do Marketing Digital: uma informação errada pode ser o fator crucial para o sucesso ou derrota da sua estratégia. Por isso, conte sempre com um especialista antes de tomar decisões em prol do seu negócio.

#palavrachave #usodehashtags #opoderdashashtags #usandohashtag #shadowban #pequenosnegocios #conteudodigital #marketingdeconteúdo #dicasdeinstagram #fakenewsbrasil #fakenewsnão #estrategiademarketing #redessociaisparanegocios #gestaoderedessociais #marketingdigitalsaopaulo #plannerbay

quantas hashtags usar em posts no Instagram

Leia também