Muitos profissionais e empresas querem aparecer no Google, então nesse artigo eu vou te contar como aparecer no Google com SEO.
Mas em primeiro lugar, você sabe o que é SEO (Search Engine Optimization) no marketing digital?
Literalmente, é a otimização do seu site, incluindo estrutura e conteúdo, para os motores de busca como o Google.
Para você entender melhor, o SEO tem 3 fases que não devem ser puladas e muito menos ignoradas:
Fase 1
É o que costumo chamar de SEO técnico, ou seja, aplicar palavras-chave relacionadas ao seu negócio (marca, produtos e serviços) em toda a estrutura do seu site.
Para isso, você precisa de um bom plugin de SEO (recomendo o Yoast) e aplicar as palavras certas nos títulos, URLs, conteúdo textual e descrição meta das páginas e, também, nos textos alternativos das imagens.
Pense que o Google é uma biblioteca virtual gigante, então quando você segue essa estrutura mencionada acima, fica mais fácil para o algoritmo identificar no momento da pesquisa do usuário, se o conteúdo daquela página do seu site pode atender à necessidade dele.
Aliás, qualquer página do seu site é uma porta de entrada para um potencial cliente, por isso não foque o trabalho de SEO apenas na página inicial ou homepage.
Fase 2
Essa é a fase mais importante e trata da experiência do usuário.
O primeiro ponto aqui é ter cuidado para que o seu site seja responsivo e permita que o usuário navegue e consuma o conteúdo em qualquer dispositivo, seja via desktop, celular ou tablet.
Já o segundo ponto é você cumprir o que prometeu! O que isso quer dizer?
Se no título da sua página você disse, por exemplo, que vai ensinar a fazer algo, então ensine de verdade.
Não cumprir o que prometeu, irá fazer com que as pessoas percam o interesse, abandonem o site e realizem uma nova busca.
Dessa forma, o algoritmo do Google entenderá que elas estão rejeitando o conteúdo da página e, assim, você começa a perder posições na pesquisa Google.
Além disso, traga um conteúdo próprio e original, ao invés de copiar de outros sites, e use uma linguagem que seja compreensível pela audiência que você deseja conquistar.
Isso aumentará sua credibilidade, as chances de os usuários voltarem mais vezes ao seu site e, no momento certo, fazer um contato com você ou sua empresa.
Uma dica que eu deixo aqui para você é: dê uma olhada nas diretrizes gerais do Google, para não cometer violações e ser mal visto pelo mecanismo de busca.
Fase 3
A terceira fase requer um monitoramento de desempenho das suas páginas na pesquisa Google e no comportamento dos visitantes no site.
Existem duas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa: Google Search Console para a pesquisa e Google Analytics para o comportamento dos visitantes.
Ao identificar páginas com altas taxas de rejeição ou de saída, o ideal é fazer uma revisão e avaliar se o conteúdo precisa ser mais relevante, se a linguagem é apropriada e se o conteúdo cumpre aquilo que prometeu.
Tudo isso para melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, o desempenho do seu site.
Agora, qual o impacto de tudo isso para o seu negócio?
Como você acabou de aprender, o trabalho de SEO vai muito além de inserir palavras-chave no seu site. Assim, quanto mais relevante e completa for uma página, maiores serão as chances do seu site aparecer nos resultados da pesquisa Google.
Na verdade, é realizado um verdadeiro mapeamento das páginas do site para avaliar se atendem aos critérios de ranqueamento do Google.
Desse modo, é importante que você veja o seu site como uma ferramenta que pode trabalhar de forma estratégica para trazer resultados para o seu negócio.
E se você leu esse texto até aqui, é porque inegavelmente quer saber como aparecer no Google com SEO. Então, mãos à obra!
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Link para o vídeo no Youtube: https://youtu.be/QZFDu-UBV74